25 junho, 2008

Ajude e ainda Ganhe

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!
…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

24 junho, 2008

Programas Gratuitos que valem a pena

Muitas são as opções que encontramos de programas gratuitos na Internet, hoje é possível substituir quase todos os famosos programas pagos disponíveis, por clones gratuitos. Mas nessa imensidão de alternativas, nem sempre o download compensa, alguns além de ruins trazem consigo barras, propagandas e até spywares no pacote. Por essas e outras, todos os cuidados são necessários na hora de escolher o que instalar no seu computador.

Hoje selecionei alguns que valem a pena o download, pela interface limpa e moderna, excelentes recursos, facilidade de utilização e pouco espaço são algumas das qualidades destes softwares além do principal a gratuidade.

image image

MobaPhoto e MobaLiveCD - Dois dos programas gratuitos da  Mobatek, o primeiro é um pacote de ferramentas para fotos com destaque para redimensionar e renomear fotos e um criador de galeria de imagens para ser colocado em Sites. O Segundo é ainda melhor pois, permite que você rode arquivos ISO direto do seu Windows sem a necessidade de queimar CDS você pode testar o funcionamento de Live CDs do Linux e outro bootáveis sem comprometer a instalação do seu sistema operacional. Ambos rodam direto dos executáveis sem necessidade de instalação.

download

 

MobaPhoto

download

 

MobaLiveCD

Lego Digital Designer esse é nostálgico, versão digital dos brinquedos da epoca que nem todos tinham videogame. Monte modelos com todas as peças disponíveis no mundo Lego ou termine projetos já começados como o da figura abaixo, você pode salvar e imprimir o modelo que tem visão em 360° além de zoom. Deixe sua imaginação fluir e reviva os tempos de criança, versões gratuitas para Windows e Mac OSX.

image

download

 

Versão Windows

download

 

Versão Mac

19 junho, 2008

Site Aplica Efeitos em Fotos

 

image image image image image image

O site DUMPR aplica vários efeitos gratuitos em fotos ou imagens, você pode enviar o arquivo através de upload ou através do Flickr ou de um link já existente, há várias opções de efeitos e não é necessário cadastro. O resultado pode ser baixado ou hospedado no próprio site.

URL: http://www.dumpr.net/

17 junho, 2008

Internet sem fio, Mobilidade ou Risco ?

Com aumento da vendas de notebook (130% no ano passado), a utilização de redes sem fio aumenta na mesma proporção e a preocupação com a segurança não segue o mesmo caminho. Testes realizados nas ruas de São Paulo pelo site de notícias G1, detectaram num raio de 31 KM 6.400 redes sem fio disponíveis e destas mais de 1000 estavam sem nenhum tipo de proteção habilitada, totalmente disponíveis para acesso. Vale lembrar que a utilização de redes sem fio alheias, sem o consentimento dos proprietários, pode ser considerado crime.

Portanto se você possui ou pretende adquirir uma rede sem fio, que na maioria das vezes é fornecida através de um roteador wireless, vale a pena prestar mais atenção em alguns detalhes de segurança que evitarão além transtornos como a utilização indevida da sua internet até o acesso de hackers aos seus dados. Se você não tem conhecimento nenhum ou paciência para fazer, sugiro que contrate um profissional capacitado para fazê-lo.

Segue abaixo algumas dicas capturadas do site G1.com

1 - Senha, sempre

É essencial que o acesso à rede Wi-Fi seja liberado mediante uso de senha. Assim, teoricamente só poderão navegar na “sua” internet sem fio as pessoas para quem você passou o nome da rede e também a senha.

2 - Esconda sua rede

Para evitar que o vizinho pegue carona na sua conexão de internet, é possível configurar o roteador para que ele não divulgue o nome de sua rede -- ou, usando uma linguagem mais técnica, você deve desabilitar o SSID (Service Set Identifier), tornando-o invisível. É o SSID que permite ao computador identificar uma rede e, se ele não for exibido, o “ladrão de Wi-Fi” não terá como adivinhar a existência daquela rede. Ainda assim, se por acaso ele conseguir visualizá-la, encontrará a barreira da senha de acesso sugerida no item 1.

3 - Criptografe

Os roteadores permitem a criptografia de informações, com o objetivo de dificultar a captura de dados quando eles trafegam entre o computador e o roteador (e vice-versa). Os especialistas recomendam o uso de dois padrões de criptografia: o WPA ou WPA2, pois o padrão WEP já é considerado ultrapassado. O uso da criptografia pode tornar uma rede Wi-Fi até mais segura que uma conexão à internet via cabo, que não tem esse recurso.

4 - Endereço certo

Como medida de segurança “extra”, configure seu roteador para que ele só libere acesso a endereços MAC (Media Access Control) de computadores previamente cadastrados -- esse endereço é responsável pela identificação de cada máquina. Essa é a dica mais complexa e, por isso, talvez não seja ideal para os leigos. Você pode aprender a identificar esse endereço em fóruns de internet ou pedindo ajuda para algum conhecido que entenda de informática.

Fonte: G1

15 junho, 2008

Imprima de Qualquer lugar pela Internet

Agora você pode imprimir seus arquivos sem estar conectado diretamente a uma impressora, usando apenas a internet e o programa Print Share, você consegue fazer isso sem nenhum custo.

image

O programa é apenas para Windows, gratuito e requer instalação e cadastro no site para utilização, você instala o software nos dois computadores, por exemplo, o de casa e o do escritório e pode enviar impressões diretamente do aplicativo que estiver usando para a impressora compartilhada no outro computador, necessitando apenas que ambos estejam conectados à internet.

Download PrinterShare® Now!

14 junho, 2008

Não se esqueça de participar do Download Day do Firefox!

Esta chegando o dia do download da nova versão do Firefox, será na terça feira dia 17 de junho e poderá ir para o livro dos recordes, saiba mais aqui ou visite o site do Download Day.

09 junho, 2008

Correção da Symantec para Service Packs do Windows

A Symantec disponibiliza a partir de hoje uma ferramenta gratuita que permite remover entradas invalidas do Registro do Windows e que poderiam provocar alguma instabilidade após a instalação do Windows Vista SP1 e do Windows XP SP3.
Esta ferramenta foi especialmente criada após ter sido reportado por diversos usuários, problemas nos sistemas operacionais com as aplicações da empresa instalada. Inicialmente a Symantec veio a público negar qualquer responsabilidade, culpando a Microsoft, mas agora voltou atrás e lançou a correção.

Este software destina-se essencialmente aos usuários de programas Symantec que fizeram atualização do Service Pack 3 do Windows XP e SP1 do Windows Vista.

image

Windows Live Writer Portable 2.0

image image

Facilite sua vida com O Windows Live Writer, um excelente editor de Blogs, além de ser totalmente em Português ele traz uma série de ferramentas úteis para a edição dos Posts e integração total com o seu Blog, independente da plataforma. Essa versão portátil possibilita a utilização através de dispositivos portáteis com pendrives, mp3 players entre outros.

A instalação é simples, faça o download do arquivo compactado e descompacte dentro do seu pendrive, em seguida instale o Windows Live Writer normalmente no seu computador, copie todos os arquivos do diretório c: \Arquivos de programas\ Windows Live Writer\ para a pasta descompactada no seu pendrive, por exemplo: X:\WindowsLiveWriterPortable\App\WindowsLiveWriter\ onde o X: seria a letra do seu dispositivo portátil. Pronto, agora é só executar o arquivo WindowsLiveWriterPortable.exe em qualquer computador, você poderá desinstalar o programa do seu computador, pois ele não será mais necessário.

  image

Windows Live Writer

 image

Arquivos Compactados

 

Fonte: TechLifeBlogged

04 junho, 2008

Redimensione rapidamente fotos digitais

A Microsoft possui um aplicativo gratuito que irá facilitar a vida de quem utiliza fotos digitais, criando no menu de contexto (ou o botão direito do mouse) opções pra redimensionar uma ou várias fotos com um só click.

Picture Tasks area, with Resize Pictures open

O Image Resizer, que faz parte do grupo de ferramentas Power Tools do Windows, tem uma interface simples e eficiente onde você pode escolher entre quatro tamanhos padrões (pequeno, médio, grande e portátil) ou se preferir escolher um tamanho personalizado através do botão Advanced.

Image Resizer advanced features

image

Fonte: Microsoft

03 junho, 2008

Recupere Senhas Perdidas

Se você está em pânico, pois perdeu a senha do Messenger, do Outlook ou de algum programa ou site, não se desespere, existe uma luz no fim do túnel. Alguns programas gratuitos podem salvar a sua pele, recuperando senhas de Programas, Messengers, Sites e até do Windows.

No Site Nirsoft, você encontrará um a série de ferramentas gratuitas, com destaque para as de recuperação de senhas.

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.