11 setembro, 2008

Mude o endereço MAC da sua Placa de Rede

Cada placa de rede tem um único endereço MAC (Media Access Control). Isto aplica-se a todos os tipos de placas de rede, incluindo placas Ethernet e WiFi. O endereço MAC é um número de seis-byte ou 12 dígito hexadecimal. Este número que é utilizado com exclusividade para identificar um host em uma rede Ethernet. 
Um exemplo de um endereço MAC é 1F-2E-3D-4C-5B 6A.Todo o endereço MAC é diferentes para cada placa de rede e nunca pode ser mudado. No entanto, você pode alterar ou mascarar o endereço MAC no próprio sistema operacional usando um truque simples. Então, por que você iria querer mudar seu endereço MAC? Bem há muitas razões para isso, na sua maioria, relacionados com o algum tipo de filtro de "MAC Address" fixado em um roteador ou firewall. Alterando o endereço MAC poderá ajudá-lo a obter acesso a algum tipo de restrição na emulação de uma rede. Por exemplo, uma rede WiFi pode permitir que apenas determinados MAC´s tenham acesso a internet. Se você pode capturar um MAC já existente desta lista, então através desta máscara de endereço, você terá acesso a internet.
Outro exemplo é se você tem um provedor que limita o número de computadores conectados à Internet, você pode utilizar o mesmo MAC para outros e burlar este limite.Para alterar o endereço MAC em sua placa de rede é muito fácil, basta seguir os passos abaixo: 
Clique em Iniciar,  Painel de Controle e em seguida Conexões de Rede, clicar com o botão direito na Conexão de rede que você deseja mudar o endereço MAC e selecionar Propriedades. Na janela que abrirá clique no botão Configurar, na frente do modelo da Placa de rede com na figura abaixo.

Na próxima janela, como no exemplo abaixo, selecione na aba Avançado a opção Network Address e em seguida preencha no campo valor o número correspondente sem ífem. Para desfazer as alterações e voltar a configuração normal é só voltar a opção para Ausente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.