16 outubro, 2008

RSS, Feed, o que é isso ?

image

Você já dever ter visto estes ícones ou estes termos em sites e principalmente em Blogs, para quem não tem a mínima idéia do que se trata, continue a leitura e no final aproveita para assinar o nosso Feed e passar a receber todas as atualizações do Blog.

RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acedido mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

Basicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias, é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você fica sabendo das atualizações e recebe um resumo ou toda a notícia publicada e  só entra em um site quando quiser ter acesso ao conteúdo completo.

A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (alimentadores ou fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é image juntamente do indicativo de XML image . Mas o ícone mais famoso image que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os usuários o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.

O ícone  image representa a quantidade de leitores que acompanham o feed.

 
Click e Assine o Feed Quebra Galho Virtual ®

Fonte: Wikipédia


Um comentário:

  1. Parabéns por explicar algo tão importante e ainda pouco utilizado pelos internautas.

    Abraços

    ResponderExcluir

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.