12 fevereiro, 2009

Vírus em Dispositivos Móveis

Pendrives, Cartões de Memória, MP3/MP4 Players, HD externo USB, ou todo dispositivo de armazenamento que se conecta no seu computador via USB, pode ser contaminado pelos novos vírus de AUTORUN, esse tipo de praga explora uma facilidade que vem desde a época do CD, a possibilidade de executar automaticamente um programa ou arquivo direto da unidade.

Muito comum em CD´S de Programas e Jogos o autorun.inf é um arquivo que quando lido pelo Windows, executa um programa ou arquivo contido nele, dessa maneira o vírus age, sem que você perceba, ao conectar um pendrive ou cartão já contaminado ele auto executa o vírus contaminando seu equipamento e o que é pior, qualquer outro dispositivo que posteriormente seja conectado na usb também será contaminado.

Outro grande problema é a impossibilidade do antivírus detectar a ação do vírus, que em alguns casos pode desabilitar o funcionamento ou as atualizações do antivírus. Depois de diversos teste com alguns modelos destes vírus, recomendo algumas ferramentas para verificar, remover e imunizar seu computador contra este novo tipo de Malware.

Primeiro passo é detectar se o seu computador está contaminado, uma dica simples é ver se o ícone do dispositivo está com o desenho de uma Pasta  ao invés do tradicional Disco, como vemos abaixo.

 image  Contaminado                       image Normal 

Caso a pasta esteja aparecendo, você está contaminado, utilize o Penclean , que é gratuito e não necessita ser instalado. Faça o download e execute tanto no Computador como na unidade contaminada.

Download

 

 PenClean 2.0.3

Outra ferramenta que verifica seu computador e possibilita a remoção é o Effect Virus Remover que citei neste artigo.

Após a remoção vem a prevenção e uma excelente ferramenta para isso é o Ninja Pendisk, outro programa prodígio, que é também gratuito e basta ser executado que protege seu computador e elimina o autorun de qualquer dispositivo que é plugando no micro.

Download

 

Ninja Pendisk! 1.5

Após estes procedimentos, verifique se seu antivírus está atualizado e realize uma verificação geral, para evitar assim  qualquer rastro do vírus.

2 comentários:

  1. Oiêee!
    Tô doida ou não achei mesmo seu banner.
    Estou levando seu link, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa dica vou experimentar para ver se dá certo!!! Vlw pela dica!

    ResponderExcluir

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.