17 março, 2008

Atalho para remover dispositivos USB

Essa dica é simples, e pode vir a ser muito útil para quem trabalha com dispositivos USB, como pendrives.

Após o uso, antes de remover o pendrive, é preciso “ejetá-lo”, dando um clique duplo sobre aquele pequeno ícone na badeja, e então clicando no botão Parar, na janela que surge. Isso é necessário para evitar que os dados do dispositivo USB se corrompam.

A dica abaixo permite a criação de um atalho, tal como se fosse um ícone de aplicativo, que abre essa janela de remoção. Além de facilitar o acesso, isso permite a criação de teclas de atalho, tornando as coisas muito mais intuitivas, melhorando a usabilidade do sistema como um todo.

Para fazer o atalho, é simples:

  • Clique com o botão direito do mouse num espaço vazio dentro de uma pasta, ou no desktop, aponte para Novo, e clique em Atalho;
  • No campo Linha de comando, cole o seguinte: RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll ;
  • Clique em Avançar >, dê um nome para o atalho na tela seguinte, e clique em Concluir.

Agora temos um atalho que, quando clicado, abre a janela Remover hardware com segurança.

Remover hardware com segurança.

Legal, né? Agora você pode jogar o atalho para a barra de inicialização rápida, ou mesmo no menu Iniciar, e a partir daí, chamar através da instant search (no Vista).

Há mais uma coisa que pode ser feita, a fim de deixar mais à mão o atalho. Clique com o botão direito do mouse no atalho, e entre em Propriedades. Na guia Atalho, Clique no campo da opção Tecla de atalho, segure a tecla Control, e aperte a F12. Clique em Ok.

Tecla de atalho.

Dessa maneira, basta segurar a tecla Control, e apertar a F12, para que a janela Remover hardware com segurança apareça.

Dica válida para Windows Vista e XP.

Fonte: Winajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.