16 março, 2008

Bluetooth fica mais popular e tem novas utilidades

Para muitos donos de eletrônicos, todos os cabos necessários para ligar seus aparelhos (mouse, fones de ouvido, celular, tocador de MP3 etc.) acabam com a paciência. O Bluetooth, tecnologia para criação de redes pessoais entre aparelhos dotados desse recurso, dá fim ao problema.
"Por ter mobilidade, não ter fio, ter um padrão, o Bluetooth facilita a interação entre diversos dispositivos", diz Everton Caliman, gerente de produtos da Sony Ericsson Brasil.
"Nos celulares, ele já está presente em 47% dos aparelhos vendidos", diz Caliman. Nos telefones portáteis, o Bluetooth serve para trocar informações, fotos e músicas com outros aparelhos ou com o computador, por exemplo. Normalmente, a rede criada tem alcance de dez metros.
O mercado deve ter um crescimento muito grande de aparelhos com essa tecnologia, de acordo com Fiore Mangone, diretor de serviços e software da Nokia do Brasil. A expectativa é que, em pouco tempo, todos os portáteis de baixo custo da Nokia tenham Bluetooth, diz ele. "Mas a disponibilidade já é grande e faz surgir novos recursos, como jogos multiplayer."
O aumento de disponibilidade também faz surgir novas mídias, segundo Caliman, que cita como exemplo quiosques em cinemas que mandam promoções para quem tem uma conexão Bluetooth por perto.
"Uso o Bluetooth para trocar cartões de visita virtuais. A pessoa não vai perder e não terá trabalho para pôr os dados na agenda," diz Mangone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.