05 abril, 2008

Firefox 3 ou Internet Explorer 8 ?

              

Já está disponíveis para download, ainda nas versões Beta, os dois novos navegadores líderes de utilização. O ainda líder Internet Explorer, lança sua versão 8.0, beta 1 e traz novidades interessantes como o Activities (em português deve ser batizado como Atividades). Este recurso realiza a integração do conteúdo navegado a sistemas de blog, dicionário, mapas, mecanismo de busca e até mesmo tradutor online a partir do menu aberto pelo botão direito do mouse sobre qualquer seleção de texto. Porém ainda tem problemas na exibição de  páginas desalinhadas, elementos ilegíveis e design arruinado em grande parte dos endereços.

Outra novidade do IE8 é o WebSlices, tecnologia semelhante ao RSS, que adiciona à Barra de Favoritos um item que, quando clicado, abre uma pequena janela com uma imagem ou conteúdo programado pelo site.

Este recurso não é automatizado, ou seja, exige uma programação especial criada pelo dono do site, então não pode ser explorado em todo seu potencial até agora já que quase nenhum site traz estes códigos.

Um recurso há muito esperado no programa da Microsoft foi implementado: o resgate de sites navegados quando o navegador trava. Assim, em qualquer momento de uma queda de luz ou de mau funcionamento do próprio aplicativo, ao iniciá-lo novamente é possível continuar (quase) exatamente de onde paramos.

Um novo beta do IE8 é aguardado, mas ainda não possui previsão de lançamento. Os usuários brasileiros ainda terão que esperar até que o navegador ganhe uma versão em português do Brasil.

O seu principal concorrente, o Mozilla Firefox 3, esta mais adiantado e disponibilizando o beta 5, mais próximo da versão final, disponível para as plataformas Windows, Mac e Linux, já possui versão em Português Brasil. Além disso apresenta uma performance melhor que o concorrente além de não apresentar distorções nas páginas. Mais ainda não está completo, alguns plug-ins (complementos) que fazem o diferencial deste navegador, ainda estão sendo migrados da versão anterior e não estão funcionais.

O Firefox 3 recebeu duas melhorias que certamente elevarão a produtividade de usuários que trabalhem na Internet ou a utilizam com maior freqüência: a primeira delas aconteceu no gerenciador de downloads. Ao iniciar qualquer download no navegador da raposa, a informação de progresso aparece na barra de status, que mostra quantas transferências estão em atividade e quanto tempo devem levar até serem concluídas. Internamente, na própria janela do gerenciador, agora existe ferramenta de busca que localiza, conforme é digitado, o material já baixado.

A outra grande atualização foi também uma das que mais gerou comoção entre seus usuários quando anunciada: um recurso chamado "Places". Ele insere entradas do Favoritos e do Histórico em um mesmo banco de dados, o que gera alguns benefícios interessantes. Basta iniciar a digitação de um trecho do endereço ou do título de um site visitado para que a barra de endereços mostre dezenas de opções entre os sites já navegados ou preferidos do usuário.

Outra possibilidade é o cadastramento de palavras-chave para sites favoritos, que possibilita que qualquer tipo de site gravado seja encontrado mediante digitação de comandos diretamente na barra de endereços.

Outra novidade é uma função que permite salvar a sessão de navegação, ao contrário do que acontecia antes, quando muitos usuários forçavam um travamento no aplicativo para que, quando retornassem, as mesmas abas em que navegavam anteriormente fossem abertas.

Links para Download: Firefox 3 (beta5) - Internet 8 (beta1)

Fonte: Terra

2 comentários:

  1. Oba que bom que saiu o novo firefox. Só uso firefox, acho o IE muito ruim, aqui nem funciona orkut nele.Esperarei sair a versão final, é bom saber. Obrigado

    abraço

    Tecnologia e Web
    ComputerDicas
    Webmaster Diego Alves

    Parcerias abertas Tipos:
    Links
    banner
    e a uma novidade:
    parcerias de conteúdo(troca de posts)

    Acesse e Confira!

    ResponderExcluir
  2. O Firefox é mt superior ao IE, pelo visto então a MS tá copiando funções do Firefox! ;-)

    O IE não chega aos pés do Firefox, depois que conheci o Firefox nunca mais usei o IE em casa.

    Porém essa versão 3 ainda é Beta, eu peguei e nem consegui concluir nenhum download...deletei e vou esperar a versão final que virá com menos bugs.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.