04 abril, 2008

Termo "spam" faz 15 anos

O termo "spam" completou 15 anos nesta semana desde que foi usado pela primeira vez para designar as mensagens indesejadas, segundo informa a "BBC News". O primeiro e-mail em massa, no entanto, tem o dobro da idade. Vai fazer 30 anos no dia 3 de maio.

Segundo informa a rede de comunicação britânica, o termo foi utilizado pela primeira vez no sentido conhecido atualmente por Joel Furr, um administrador da rede de fóruns Usenet.

A expressão foi inspirada em um quadro de 1970 do programa humorístico britânico Monty Python. No quadro, um grupo de vikings se referia à comida processada servida em um restaurante como "spam".

O termo virou "hit" durante a década de 1970 usado em diferentes contextos até se tornar mais conhecido como referência às mensagens não solicitadas, segundo pesquisa realizada por Brad Templeton, principal diretor da Electronic Frontier Foundation, entidade que defende a liberdade no mundo digital.

O primeiro e-mail em massa, no entanto, é mais antigo que o termo. Foi enviado por um representante comercial da empresa de computadores Dec no dia 3 de maio de 1978.

A mensagem convidava todos os usuários do sistema Arpanet --precursora da rede mundial de computadores-- da Costa Oeste dos Estados Unidos para uma inauguração que a empresa iria realizar.

Mal moderno

Em 2007, as mensagens indesejadas representaram pelo menos 95% dos correios eletrônicos enviados, de acordo com estudo da Barracuda Networks Inc, uma companhia norte-americana especializada em segurança de informática.

De acordo com a organização "anti-spam" Spamhaus Project, cerca de 200 "spammers" --quem envia as mensagens indesejadas-- são responsáveis por 80% de todos os "spams" enviados.

Fonte: Folha Online

Links: Spam, Bot, Lixo Virtual e outras pragas.

Um comentário:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.